Follow by Email

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Rifle IMBEL cal..22

Qual é o caçador, atirador e amante das armas que não possui um rifle.22
     O rifle cal .22 não é um bom bril, mas tem mil utilidades, serve para atirar à toa, competir ,caçar e até para defesa da propriedade. É também uma arma de iniciação ao tiro a bala. É de muita valia a prática com esse calibre antes de iniciar nos calibres grossos.
     Creio que o cal.22 depois do .38 é o calibre mais popular no mundo, em Mato Grosso ele impera, é de muita utilidade para a caça pequena e média. Ficou muito popular neste estado pelo nome de Flobert. Ninguém  por lá conhece o rifle com outro nome, muita gente que não está acostumada não relaciona Flobert com o rifle .22.
     Vamos falar um pouco do rifle que a Imbel fabricava. Trata-se de um rifle cal.22 com um projeto muito funcional, simples e confiável, podendo até ser comparado com o CZ. É um rifle de ferrolho com alça de mira fixa com regulagem de escamotear para 50 e 100m e a massa sobre um rabo  de andorinha, dando opção de ser regulada lateralmente.
     Como se nota o rifle tem um acabamento simples, pode-se dizer que é uma arma do batente mesmo, pau para qualquer obra. Não possuía suporte para luneta, portanto para colocar luneta necessitaria de uma adaptação.
   Algumas modificações no projeto, feitas artesanalmente por alguns proprietários ,proporcionou ganhos de funcionabilidade.  Vejamos por exemplo a modificação do gatilho, foi afastado, proporcionando assim maior comodidade da mão e consequentemente do dedo.     A solução para isto é aquecer o gatilho e conformá-lo um pouco mais para trás.

  Outro particular de suma importância para os que adentram a matos com esta carabina é o uso do pente de 5 tiros , que evita enroscar na ramagem. Outra modificação de suma importância  é  a  diminuição do retém do pente, pois é fatídico a perca do pente quando se enrosca o retém em um cipó ou galho. Como  é mostrado  na foto, o retém é reduzido e feito uma leve entrada para poder puxar.
    Outro pormenor é a massa de mira, ela é de formato triangular e dificulta a pontaria, poderá ser afinada ou transformar a ponta em bolinha. Há casos de pessoas mais sofisticadas e muito caprichosas que mandam fazer uma  bolinha em ouro na ponta da mira.

9 comentários:

  1. É uma excelente arma possuo uma dessa o dificil é peça como carregador.

    ResponderExcluir
  2. Pessoal boa noite,
    Preciso do carregador de uma!!
    Caso alguem tenha, me envie no email sargentomoura@htomail.com

    ResponderExcluir
  3. Alguém tem uma dessas pra vender? lk_sales@live.com

    ResponderExcluir
  4. estou precisando do felho eu perdi o meu como faço para adquirir outro do 22

    ResponderExcluir
  5. moro em brasilia tenho um rifle itajubá 22 perdi o felho como consigo outro o meu era cromado

    ResponderExcluir
  6. moro em brasilia tenho um rifle itajubá 22 perdi o felho como consigo outro o meu era cromado

    ResponderExcluir
  7. estou precisando do felho eu perdi o meu como faço para adquirir outro do 22

    ResponderExcluir
  8. estou querendo comprar uma 22...c alguem tiver m mande resposta

    ResponderExcluir